Há 29 anos tocando e pesquisando Música Celta fazendo parte muitos grupos, projetos e com grandes artistas. Entre eles destaco, em ordem cronológica, Alma Celta, Keltoi, Lunan, Triskel e Mandala Folk.
Foram incontáveis shows, ensaios, palestras, entrevistas, viagens e eventos num laboratório fantástico onde aprendi a tocar muitos instrumentos e me aperfeiçoei no estilo executando flauta doce, whistles, irish flute, violoncelo celta, bateria, bohdran, alfaia, percussões finas, bouzouki, teclados, assim como cantar, arranjar e compor música celta.
A Música Celta assim como toda esta cultura é presente em diversas regiões da Europa em especial a Irlanda e Escócia devido a seu isolamento geográfico maior e tendo hoje, nesta ordem, outros com menor prevalência e maior incorporação de influências culturais diversas como Inglaterra, França (Bretanha), Espanha (Galícia) e países que receberam imigrantes oriundos dessas localidades como Canadá, EUA, Austrália e outros. Influências dessa cultura podem ser detectadas em diversos outros países que já foram povoados pode povos de origem celta como Portugal e até o norte da Itália ou por um período de intercâmbio econômico e cultural resultante de rotas comerciais, migrações, invasões, guerras e poderio de territórios em alguma época como ocorreu envolvendo etnias nórdicas, germânicas e chegando até a influenciar regiões do Leste Europeu, Mediterrâneo e Oriente.
É preciso levar em consideração a retro influência desses contatos e também que muita dessa cultura bebeu das fontes culturais vindas, em tempos Românicos, do Mediterrâneo (Roma e Grécia) e Leste Europeu e Oriente quando tribos Celtas eram soberanas em suas regiões ou durante as incursões Romanas e invasões de tribos germânicas(saxões, godos, alamanos, vândalos e outros). Desta maneira diversos instrumentos musicais, estilos de arte e técnicas foram incorporados a esta cultura ou lá desenvolvidos numa longa história complexa que tem de um lado a originalidade e de outro a capacidade de absorver e aprender com seus vizinhos e visitantes. Isto nunca parou. Até mesmo em tempos recentes a “Música Tradicional Irlandesa” se preenche de novos instrumentos e melodias como pudemos observar nos anos 70 com a onda Hippie e grande interesse pela cultura indiana por artistas ingleses, americanos e irlandeses experimentando escalas e levando para estes países instrumentos como cítaras, bouzoukis, este que já é considerando um instrumento tradicional por muitos e já ganha um formato e adornos próprios, os bandolins dos países do Sul da Europa e outros que vem desenvolvidos pelos seus próprios imigrantes americanos como o banjo. Se voltarmos no tempo chegaremos mesmo ao momento em que as guitarras (violões) chegaram por lá, e antes a febre dos violinos no séc. XVII, os frame drums no séc. XIV e harpas na Idade média.
Música Celta
Publicações
Música Celta Volume 1
Livro com 20 músicas celtas!
Partituras grandes com cifras para acompanhamentos e tablaturas.
-
Ebook
-
Livro Impresso
Edições disponíveis: