Música Nórdica
Livros de Música Nórdica
Volume 1 da coleção "Música Nórdica" em versões para vários instrumentos, que traz em cada volume uma seleção de 20 belíssimas músicas da Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia e Islândia, além de instruções para execução e arranjos.
Ebook, Impresso, Playbacks em vídeo, demonstrações, página de estudo, Álbum oficial e mais!
Projetos que envolvem a música tradicional da Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia e Islândia onde toco diversos instrumentos como whistles, flautas doces e transversais, percussões, tagelharpa e bouzouki, que apesar de ser um instrumento do leste do Mediterrâneo já tem sido incorporado a música tradicional do norte da Europa, assim como tantos outros instrumentos comuns em toda Europa mais que lá chegavam gradativamente, e deste grupo mais moderno os que também toco como o contrabaixo acústico e o violão.
A cultura nórdica assim com a celta, tem sua região de maior refúgio e conservação como se pode sempre observar em locais mais isolados de influencias vizinhas como ilhas e as bordas externas do norte da Europa, a Escandinávia, mas especialmente Islândia que pôde conter e conservar uma versão escritos sobre a mitologia, sua cultura em geral e a seu idioma numa forma mais antiga.
De forma geral os nórdicos são resultantes de uma migração de tribos germânicas muito antigas, de antes da expansão romana, que ocuparam esses lugares longínquos e até bastante inóspitos sobretudo em períodos de grande glaciação. A cultura das tribos nestes locais tinha pequenas variações e cultuavam praticamente o mesmo panteão de divindades até a Idade Média mudando apenas alguns nomes e descrições até onde hoje é a Alemanha.
Após final do domínio romano estas regiões ao sul foram, com maior intensidade, enfraquecendo suas tradições ancestrais e religião por imposição e se diferenciando mais das regiões ao norte especialmente situadas na borda superior do Mar do Norte e Báltico. As tribos chamadas de Viquingues, com as quais os nórdicos são muito associados hoje, foram as remanescentes durante o meio da idade média mantendo tradições mas com a formação dos estados monárquicos também foram atingidos pela influencia de seus vizinhos do centro da Europa e impactados especialmente em sua religião com a adoção do Cristianismo.
Na Islândia (ilha de colonização Viquingue) houve um mais longo período de tolerância com a religião ainda na Idade Média e tornou possível termos hoje uma versão tardia de sua cultura religiosa pagã mesmo que contendo influências da presença do Cristianismo permeando tudo.
Pouco restou da música contemporânea as tribos germânicas nórdicas já que a escrita musical chegou bem depois desta época, e quando chegou se reservava a anotar a música sacra cristã em mosteiros por monges eruditos. Assim o pouco que resta do povo Viquingue ou mesmo germânicos do norte são poemas antigos musicados bem posteriormente, já após a idade média, transformados pela tradição oral pelos estilos melódicos em voga em cada época ou difundido hoje em versões modernas baseadas em entendimentos musicólogos técnicos ou intuitivos de artistas. A música tradicional nórdica hoje é feita de misturas muito interessantes de melodias modais que remetem a idade média assim como contrapontos típicos paralelos da época, sendo acompanhadas de forma muito minimalista apenas com batidas simples de tambor para um canto, mas em grande parte tocada com acordes e ritmos vindos de danças europeias germânicas e até eslavas como valsas, polkas, mazurcas, e outros. São tidos como tradicionais e muito comuns os Hallings, dança tocada com instrumento solo (fiddle, violino, tagelharpa e nickelarpa) e as danças Polska, Waltz e Schottishe. Com análise é possível notar as sutilezas das interferências tanto da música céltica quando da música germânica dos períodos clássicos da música centro- europeia assim como de culturas eslavas vizinhas. É importante dizer também que a Finlândia, apesar de ser considerado um país nórdico, tem uma cultura que não provem do mesmo ramo indo-europeu germânico, mesmo tendo muita influência pela proximidade geográfica, já tem uma idioma bem diferenciado, vindo de povos do ramo eslavo e leste Europeu com um idioma urálico, podendo na sua música se notar em mesma intensidade uma outra gama de diferenciações.
Atualmente atuo em apresentações solo e participando no grupo Clan Macnorse especializado em música nórdica em Curitiba, dirigido por Carlos Simas.
Herr Mannelig - Traditional Sweeden
Herr Mannelig - Traditional Sweeden
Drømte mig en drøm i nat
Viktor Vals
Vals Efter Abraham Hagholm e Brudvals Efter Arvid Brännlung
Shottis efter Luringen
Brutus dança! 😄 Shottis efter Luringen
REC! O Brutus curte uma boa dança
Vocês sofrem quando erram 😄 REC
Jantar Medieval - Passando som! Dança antiga None Such
Cd físico disponível na Loja do Site!